Banana: Exportações seguem crescentes no BR

Publicado em 30/05/2019 13:52

As exportações brasileiras de banana voltaram a crescer na parcial de 2019(janeiro a abril), segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). Os envios, que já tinham se recuperado no ano passado, foram favorecidos pelas melhores condições climáticas neste ano.

O maior incremento foi observado para embarques internacionais à União Europeia. No período, o volume enviado chegou a 10 mil toneladas para esse destino, quantidade 384% superior à do mesmo período de 2018. Segundo agentes, a volta das chuvas no Rio Grande do Norte/Ceará resultou em aumento de investimentos e, consequentemente, de produção.

As exportações para o Mercosul, por sua vez, também cresceram – aumento de 13% em volume, totalizando cerca de 20 mil toneladas na mesma comparação. Esse resultado se deu pela melhor qualidade e pela maior oferta de banana no Norte de Santa Catarina (gerando, ainda, preços mais atrativos). Vale ressaltar, contudo, que a concorrência com o Equador e a Bolívia limitou maiores envios no período.

Para o próximo mês, bananicultores do Norte de Santa Catarina acreditam que, com a possível redução da oferta de banana na região, devido às menores temperaturas (que atrasam a maturação do fruto), os embarques podem ser limitados.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau