Cebola: Colheita no Cerrado deve se intensificar em junho

Publicado em 23/05/2019 14:10

Em maio, as regiões de Santa Juliana (MG) e Cristalina (GO) iniciaram a colheita das cebolas da safra 2019. Devido às chuvas de janeiro a abril, que atingiram as roças durante as atividades de campo (plantio e desenvolvimento), a qualidade de parte significativa dos bulbos foi afetada – principalmente por bacteriose.

As primeiras áreas colhidas foram ainda mais prejudicadas pelas doenças e a produtividade ficou bastante reduzida neste início de temporada. Os problemas fitossanitários, por sua vez, foram decorrentes da elevada umidade nas roças. Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, aproximadamente 5% a 10% do volume da hortaliça ficou inviabilizado para o consumo, resultando em descartes.

Apesar disso, parte da mercadoria conseguiu se recuperar e apresenta boa qualidade para comercialização – e as perspectivas para as próximas áreas colhidas também são positivas. Quanto à oferta de cebola prevista para o fim deste mês, ainda deve permanecer baixa em ambas as regiões (MG e GO), devendo se intensificar no início de junho.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined