Alface: Média parcial de maio é a menor da série histórica do Cepea

Publicado em 21/05/2019 12:11

Após um verão com bons preços e elevada demanda, produtores de alface das regiões de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP) se preocupam com o cenário atual. Isso porque, nos últimos dias, o clima favorável à produção impulsionou a oferta nas lavouras – mesmo com o ciclo de produtividade prolongado, devido à proximidade do inverno.

Por outro lado, a condição climática está beneficiando a qualidade das folhosas, as quais não apresentam problemas de bacterioses ou má formação. Entretanto, com a demanda retraída (ocasionada pelo baixo consumo nesta época), o escoamento da mercadoria não tem sido suficiente – fator que, aliado à maior disponibilidade da folhosa, resulta em queda acentuada das cotações.

Em Ibiúna, o preço da variedade americana chegou ao menor nível registrado na série histórica do Cepea (que teve início em 2013), com a média parcial de maio a R$ 6,22/cx com 12 unidades, queda de 40% em comparação com abril. De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, a expectativa para junho é de cenário semelhante, com preços baixos (próximos aos valores de custo) e baixa procura – fatores que devem manter o mercado retraído até agosto. Além disso, caso a umidade do ar fique elevada, pode elevar a incidência de fungos nas lavouras, prejudicando a produção.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined