Além de frutas in natura, Ceará se destaca no mercado de polpas

Publicado em 13/05/2019 11:50

De acordo com a Abrafrutas (Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), as indústrias de polpas do Ceará têm expandido seu market share. Além de abastecer o Nordeste, a produção tem se destinado a outros estados brasileiros e, também, para países da América do Norte, Europa e Oceania.

Mais da metade do volume da polpa cearense está presente na própria região, absorvida pelos seguintes estados: Paraíba (25%), Rio Grande do Norte (13%), Bahia (13%), Pernambuco (13%), Piauí (6%) e Maranhão (6%). Outros compradores estão nas regiões Norte e Sudeste, abrangendo Amazonas, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais – cada um deles absorvendo 6% da produção.

A geração de empregos no setor também tem sido destaque, levando em consideração as 148 empresas do ramo de conservas, fabricação de sucos concentrados e de polpa de frutas, presentes no estado, segundo dados do Observatório de Pesquisa, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará. Atualmente, a área com maior atuação é a Região Metropolitana de Fortaleza, importante compradora de frutas em Centrais de Abastecimento (Ceasas), como maracujá, goiaba, uva e abacaxi, para fazer polpa.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined