Manga: Preços caem com força em todas as regiões
Os feriados nas últimas semanas travaram as vendas de manga, uma vez que reduziram os dias de negociação. Além disso, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, a colheita de palmer continua aumentando. Muitos produtores, principalmente de Jaíba/Janaúba (MG), mas também de Petrolina/Juazeiro (PE/BA) e Livramento de Nossa Senhora (BA), já estão colhendo maiores volumes de palmer, o que naturalmente está pressionando os preços.
Soma-se a estes fatores, também, a redução da demanda europeia pela fruta brasileira, que perde espaço para as mangas africanas ao longo de maio – sendo assim, parte das mercadorias que seriam destinadas ao mercado externo fica no doméstico, comprometendo a manutenção das cotações.
Tanto a palmer quanto a tommy perderam valor nesta semana (29/04 a 03/05), sendo que as maiores quedas para ambas variedades foram em Petrolina/Juazeiro (PE/BA) (-40% para a palmer e -24% para a tommy), onde as cotações ainda eram sustentadas pelo bom desempenho nas exportações. Nesta semana, a palmer foi comercializada à média de R$ 1,39/kg e a tommy por R$ 0,88/kg no Vale do São Francisco.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br