Melancia: Resultados da safrinha paulista podem ser limitados

Publicado em 29/04/2019 13:06

 A safrinha paulista de melancia de 2019 deve ser finalizada nos próximos dias. Após o encerramento das atividades em Marília/Oscar Bressane (SP), em meados deste mês, restam apenas algumas roças em Itápolis (SP).

Segundo colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, apesar de a menor oferta em abril ter impulsionado as cotações – a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada, em média, a R$ 0,85/kg em abril, elevação de 98% frente à de março, de R$ 0,43/kg – grande parte dos produtores considera esta safrinha insatisfatória. Isso porque os preços operaram, na maior parte da temporada, muito próximos aos custos de produção, especialmente durante o período de maior oferta de frutos.

Além disso, com as chuvas de fevereiro e março e a elevada incidência de viroses, produtores foram obrigados a aumentar as pulverizações – fator que elevou os custos e reduziu a produtividade. Apenas melancicultores que concentraram as atividades em abril (durante o pico de preços) ou que obtiveram maior produtividade conseguiram melhores margens nesta temporada. Este cenário, por sua vez, pode limitar os ânimos para a safra principal de 2019/20.

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Chuchu é o destaque da semana (25 a 29/11) no atacado da CEAGESP
Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
undefined