Cenoura: Clima afeta oferta em abril (HF BRASIL)

Publicado em 25/04/2019 13:10

O clima quente e chuvoso segue afetando a produção de cenouras em São Gotardo (MG). Problemas com "mela" e nematoides, recorrentes em março, diminuíram. Por outro lado, agora, produtores mineiros relatam elevada incidência de pintas ou manchas nas raízes.

Deste modo, os descartes continuam elevados, reduzindo a oferta disponível. Na parcial de abril (1° a 24), a média de preços da caixa de 29 kg "suja" é de R$ 34,70, valor 6% superior ao de março – período em que os preços já eram considerados elevados.

Devido às melhores cotações das raízes, após o processo de beneficiamento, a venda de lavadas esteve maior neste mês. Além disso, as manchas são observadas apenas quando as cenouras passam pelo lavador, o que dificulta a comercialização de "sujas". 

No geral, há maior proporção de cenouras com menor calibre em relação às demais. O motivo é que, com altas temperaturas, o ciclo vegetativo se reduz, afetando a produtividade e o desenvolvimento secundário da raiz, responsável por aumentar o calibre. Este cenário amplia o descarte das cenouras que não são escoadas, devido ao volume excessivo de tipo "A".

Para maio, a qualidade pode melhorar, pois a expectativa é de que as áreas que serão colhidas não tenham sido afetadas significativamente pelas altas temperaturas durante o plantio.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Pioneiro na produção de chocolates Bean-to-Bar, César de Mendes vivencia a realidade da produção de cacau na Floresta Amazônica
Pará lidera expansão da cacauicultura com distribuição gratuita de sementes híbridas
Grande final do Desafio Tecnológico do Cacau acontece em 10 de dezembro, em Ilhéus
Melão/Cepea: Preços nominais são recordes no ano
Mandioca/Cepea: Leve aumento de oferta limita valorizações
Mercado da China está aberto para a uva do Brasil, mas primeiros embarques devem ficar para 2025
undefined