Alface: Produção melhora, preços caem

Publicado em 05/04/2019 17:19

Durante esta semana (1° a 05/04), a produção de alfaces aumentou nas regiões de Mogi das Cruzes e Ibiúna (SP). Isso ocorreu em função do baixo volume de chuva acumulado na semana para ambas as regiões, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Desse modo, houve redução da procura paulista pelas folhosas da região serrana do Rio de Janeiro. A qualidade das alfaces, antes prejudicadas pelas chuvas, também segue melhorando nas lavouras, com normalização do tamanho dos pés colhidos e pouca incidência de bacterioses.

Dessa forma, com a maior produtividade, os preços caíram: a crespa em Mogi das Cruzes, teve variação negativa de 27,66% em comparação com a semana passada, sendo cotada a R$ 21,40/cx com 20 unidades. É válido ressaltar, no entanto, que apesar da maior oferta durante esta semana, a quantidade não deve se elevar tanto, por ora, devido ao maior ciclo de desenvolvimento das folhosas – derivado do aumento da amplitude térmica entre o dia e a noite (comum nesta temporada).

Para a próxima semana, é esperado um acumulado de 120 mm de chuvas para Ibiúna, e 105 mm em Mogi das Cruzes, de acordo com a Climatempo. O elevado índice pluviométrico pode impactar na produtividade no campo, resultando, novamente, na falta de alfaces para a região paulista.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau