Melancia: Qualidade e preços baixos seguem preocupando produtores paulistas

Publicado em 29/03/2019 14:05

Os preços da melancia em São Paulo seguiram mais uma semana em queda, pressionadas pela demanda enfraquecida e elevada oferta no estado e na Bahia. Nas roças paulistas, entretanto, melancicultores estão preocupados com os resultados da safrinha de 2019. Isso porque, os preços têm permanecido em baixos níveis por boa parte da colheita, o que pode restringir a rentabilidade neste ano, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Apenas nesta semana, a melancia graúda (>12 kg) foi comercializada a R$ 0,35/kg, recuo de 9,1% frente à semana anterior.

Além das menores cotações, a qualidade dos frutos paulista também é um agravante na safrinha: as adversidades climáticas ocorridas desde janeiro levaram a incidência de doenças, em especial a virose, levando a perdas nas lavouras – principalmente em Itápolis (SP) –  e obrigando produtores a elevarem as pulverizações nas últimas semanas, refletindo em maiores gastos. Além disso, o clima também levou a problemas de formação e, com as perdas, à menor produtividade em algumas roças, limitando ainda mais a rentabilidade. Em contrapartida com o cenário mais pessimista, a expectativa é de leve melhora nos preços para as próximas semanas. Além da diminuição do ritmo de colheita em Marília/Oscar Bressane e Presidente Prudente (SP), há expectativa de menor produtividade em Itápolis para abril, o que poderia limitar o volume ofertado de frutas, reduzindo a pressão sobre as cotações. 

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau