Alface: Preços devem ser positivos em abril?

Publicado em 27/03/2019 13:36

Com o elevado volume de chuva registrado no estado de São Paulo nas últimas semanas, a oferta e a qualidade das alfaces foram afetadas. De acordo com colaboradores consultados pelo Hortifruti/Cepea, a partir da segunda quinzena de março, boa parte das lavouras estava alagada (devido à presença de represas e mananciais nas proximidades), impossibilitando a colheita.

Com isso, o ciclo das alfaces também foi afetado, gerando atraso no crescimento e no desenvolvimento dos pés. Assim, a colheita estava sendo realizada antes do período ideal. Neste cenário, os preços "foram às alturas": a crespa teve média parcial (1° a 22/03) de R$ 26,93/cx com 20 unidades, em Mogi das Cruzes.

Porém, com a expectativa de normalização das condições climáticas em abril – menores volumes de chuva e temperaturas mais amenas –, a produtividade pode voltar ao normal, elevando a quantidade de produtos no mercado. Consequentemente, os preços tendem a cair. Mas, ainda assim, abril deve se iniciar com bons resultados em comparação aos demais anos.

Fonte: Cepea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau