Banana: Entrada de banana equatoriana é proibida no Brasil

Publicado em 12/03/2019 11:18

Após um longo período de negociações, as exportações de bananas do Equador para o Brasil foram proibidas na última semana, de acordo com a Conaban (Confederação Nacional dos Bananicultores). O principal motivo foi a preocupação com a entrada do vírus BBrMV (Banana Bract Mosaic Virus), um agente fitopatogênico transmitido por um inseto que pode trazer diversas complicações para os bananais brasileiros, como perda no rendimento da plantação e também na qualidade do fruto.

Foi a própria Conaban, inclusive, que levantou os riscos e chamou a atenção do governo para as reais complicações que esse vírus poderia trazer às plantações brasileiras. Permitida desde dezembro de 2017, a importação de bananas do país andino ainda não havia afetado economicamente a produção do Brasil, pelo fato de a valorização do dólar no período inviabilizar a compra dessas frutas estrangeiras.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Do Grão à Barra #116 - Pesquisadores da Unicamp desenvolvem técnicas sustentáveis para extração de compostos valiosos a partir de resíduos agroindustriais
Tomate/Cepea: Temperaturas acima da média mantêm pressão sobre cotações
Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau