Melão: Colheita da safra 2018/19 se inicia no RN/CE
A oferta de melão aumentou neste mês, visto que a colheita da temporada 2018/19 se intensificou no Rio Grande do Norte/ Ceará, de acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea. Com isso, a fruta, que já havia se desvalorizado no mercado brasileiro, pode continuar apresentando quedas de preço.
Vale ressaltar que, apesar de 75% do total produzido nessa região ser destinado ao mercado internacional, um maior volume pode ser disponibilizado no mercado doméstico nos primeiros meses da safra, em decorrência do possível atraso na colheita da temporada espanhola (principal fornecedora da fruta na União Europeia).
Além disso, temperaturas mais baixas nas principais regiões consumidoras (Sul e Sudeste) durante o inverno devem continuar limitando a demanda por melões – esse cenário já foi observado em julho, o que, vinculado à maior oferta de calibres reduzidos, pressionou as cotações do amarelo tipos 6 e 7 em 18%, para a média de R$ 26,57/cx de 13 kg na Ceagesp. Houve relatos de que foram as baixas temperaturas que limitaram o desenvolvimento dos melões nas roças, principalmente no período da noite, aumentando a oferta de miúdos.
Além disso, como as escolas são as principais compradoras dos melões de menor calibre, as férias escolares diminuíram ainda mais as vendas das frutas com esses tamanhos.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br