PR: A volta das chuvas favorece a cultura da mandioca

Publicado em 23/10/2017 15:28

A normalização da chuva que prevalece durante o mês de outubro, trouxe um alento aos produtores de mandioca, em todas as Regiões do Paraná. Durante o período de julho a setembro, a estiagem prejudicou a colheita e também causou um atraso no plantio de, pelo menos, dois meses.

Nos meses de estiagem muitas indústrias, em especial as fecularias que são consideradas de grande porte, trabalharam na ociosidade e algumas até paralisaram suas atividades. Com baixa produção industrial, os estoques de fécula ficaram reduzidos, o que já preocupa o setor quanto ao abastecimento do mercado, principalmente no início do ano. 

Durante os últimos 15 dias, os trabalhos de colheita estão sendo facilitados, muito embora a disponibilidade de lavouras para serem colhidas está escasseando. Com a oferta reduzida de matéria-prima para as indústrias e com os estoques baixos, os preços continuam em alta, tanto da fécula como os da farinha.

Segundo dados do CEPEA, no mês de setembro foram processados apenas 81 mil toneladas de mandioca na indústria de fécula, quantidade 41 % menor que no mês de agosto/ 17 e 60% inferior ao mesmo período do ano passado. Registra-se também que a partir do mês de outubro está havendo um crescimento de demanda pela fécula, o que pressiona ainda mais os estoques nas indústrias.

Com os baixos estoques, com a demanda aquecida e com pouca disponibilidade de matéria-prima ás industrias, os preços estão se mantendo em alta. Este cenário, provavelmente seja mantido nos próximos meses, pois os atacadistas precisam repor seus estoques de final de ano.

Fonte: Sec. de Agricultura do PR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

HORTI RESENHA #77 - Abrafrutas: 10 anos fomentando exportações de frutas do Brasil
Abrafrutas celebra grande conquista: mercado chinês abre as portas para uvas frescas brasileiras
Pepino caipira é o destaque da semana (18 a 22/11) no atacado da CEAGESP
Maçã/Cepea: Perspectivas iniciais sobre a safra 2024/25 da eva
Cenoura/Cepea: Preços sobem com força em São Gotardo (MG)
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais de mandioca e florestas plantadas
undefined