Mamão: Disponibilidade de frutas graúdas tem sido maior
O volume de mamões com maior calibre cresceu em outubro, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o que tem impactado negativamente na comercialização. Esse cenário está atrelado às temperaturas mais amenas nas regiões produtoras até o início de setembro, principalmente à noite, que permitiram um maior tempo de permanência das frutas nos pés.
Assim, os mamões atingiram maior calibre - e, com a elevação das temperaturas ao longo do mês, alcançaram a maturação ideal. Além disso, a ocorrência de mancha fisiológica, que deveria diminuir neste mês, ainda é grande. Contudo, com a finalização de roças velhas no próximo mês e a menor variação climática, a qualidade da fruta deve melhorar.
Na virada de setembro/outubro, as roças mais antigas de formosa sofreram bastante com problemas de qualidade. Segundo relatos de produtores, mais de 80% da variedade comercializada no mês passado era graúda e apresentava manchas, o que limitou as vendas, principalmente no Espírito Santo e em Minas Gerais, responsáveis pela maior parte das vendas de mamão formosa no mercado interno.
Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br