Manga: Vale do São Francisco segue como principal região produtora do Brasil

Publicado em 10/10/2017 16:23

O Vale do São Francisco continua sendo a principal região produtora de manga a nível nacional – com Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) sendo os principais municípios que sustentam esta posição. 

No último mês, a Pesquisa Nacional Agrícola dos Municípios (PAM), do IBGE, animou ainda mais mangicultores da região, sobretudo os de Juazeiro, já que a cidade passou da quarta para a segunda posição no ranking nacional de produção de manga de 2015 para 2016. Em 2015, vale ressaltar, a cidade ainda produzia menos que Livramento de Nossa Senhora e Dom Basílio (ambas cidades da Bahia). Com este ganho de produção, o Vale (Petrolina e Juazeiro) passou a ser responsável por quase 30% da produção nacional.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, as estatísticas positivas são resultado do maior investimento no setor nos últimos anos. Projetos de incentivo à agricultura irrigada, assistência técnica e promoção de eventos para exposição e divulgação de tecnologias para o desenvolvimento da mangicultura, são exemplos de iniciativas para o aperfeiçoamento da fruticultura local.

Segundo agentes consultados pelo Hortifruti/Cepea, a expansão da produtividade e área plantada da fruta recebem influência das exportações, já que os destinos como Estados Unidos e Europa têm garantido bom retorno. Além disso, a rentabilidade na parcial deste ano (janeiro a setembro) é positiva na região do Vale do São Francisco (preços 161% acima dos custos médios para a variedade tommy e 202% superiores para a palmer).

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta
HORTI RESENHA #59 - Uso de tecnologia reduziu perdas do limão tahiti no varejo de 25% para menos de 3%