Manga: Oferta aumenta em todo o país

Publicado em 04/10/2017 15:22

O ritmo de colheita de manga aumentou em setembro, fator que pressionou as cotações no período. Em Petrolina (PE)/Juazeiro (BA), os maiores volumes ofertados neste semestre devem ser de tommy e palmer, com o pico de safra ocorrendo entre setembro e outubro. Além dessas, o Vale do São Francisco também está disponibilizando kent e keitt, com foco nas exportações à União Europeia - e a preferência dos europeus por essa variedade pode reduzir os envios de palmer e resultar em aumento de volume no mercado interno. 

Na região de Jaíba/Janaúba (MG), a oferta de manga também aumentou em setembro. Os mineiros devem desacelerar a colheita já neste mês, finalizando a safra no início de novembro. Em Livramento de Nossa Senhora, entretanto, a oferta de palmer e tommy esteve mais reduzida no mês passado. A safra da região baiana, porém, só deve terminar em dezembro, quando a colheita dos pomares que floriram entre julho e agosto será finalizada.

Assim, considerando-se a elevada disponibilidade no mercado doméstico, os preços da manga recuaram para todas as variedades em todas as regiões. O cenário, vale destacar, foi suavizado pelas exportações aos Estados Unidos e à Europa. Caso a demanda dos EUA pela tommy seja expressiva, os envios podem enxugar o volume nacional da variedade, amenizando as desvalorizações no Brasil.

Confira mais informações no site www.hfbrasil.org.br

Fonte: Cepea/Hortifruti

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta
HORTI RESENHA #59 - Uso de tecnologia reduziu perdas do limão tahiti no varejo de 25% para menos de 3%