Produtores de vinho catarinenses esperam safra maior neste ano

Publicado em 06/03/2017 12:31

A safra de 2016 não deixou saudade para os produtores de vinhos finos de altitude da Serra e do Meio Oeste catarinense. Uma geada tardia, no fim de 2015, causou a queda acentuada na produção dos vinhedos, o que refletiu negativamente no número de garrafas lançadas no mercado. Esse cenário ficou para trás. Para este ano, a expectativa é de retornar à normalidade, com aumento de 33% na safra.

A colheita da fruta começou no início do mês, quando também ocorre a 4a Vindima de Altitude para marcar a data, e vai até maio.

Segundo Guilherme Grando, presidente da Vinhos de Altitude, associação que congrega os 35 produtores catarinenses, o clima foi o principal fator positivo desta temporada. Houve frio na medida certa e muito sol ao longo do verão, garantindo alto índice de açúcar natural na planta e sabor diferenciado. Como os vinhos estão localizados acima dos 900 metros de altitude, o frio noturno também oferece o descanso necessário para que a planta possa crescer ao máximo.

– Neste ano teremos quantidade e qualidade. Devemos produzir 1,6 milhão de quilos – diz Grando, lembrando que no ano passado a safra foi de 1,2 milhão de quilos.

Veja a notícia na íntegra no site do Diário Catarinense

Fonte: Diário Catarinense

NOTÍCIAS RELACIONADAS

CNA discute demandas da fruticultura
Turquia: o país que está em dois continentes tem várias semelhanças com o Brasil no cultivo de tomates
SP passa a exportar avocado para novos mercados internacionais
Horti Resenha Podcast #94 - Como enfrentar os desafios de manejo contra as doenças fúngicas na safra da uva
Alta do cacau deve impactar os preços dos chocolates na Páscoa
Última parada nas estufas de produtores de tomate da Turquia
undefined