Agricultor gaúcho investe no plantio de uva em MT e comemora resultados

Publicado em 30/01/2017 06:45

Em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, maior município produtor de soja do mundo, o agricultor gaúcho Claudio Ivo Verguz decidiu investir no plantio de uva. Desde quando chegou na região, há mais de 15 anos, ele investe no cultivo da fruta. Na última colheita a produção total chegou a duas toneladas e meia de uvas.

"A gente começou a plantar e viu que está dando certo. A gente 'apanhou' um pouco no início porque não tinha a técnica", afirmou o produtor rural.

O parreiral tem 400 pés de uva e a colheita é realizada duas vezes por ano. Cada pé rende cerca de 15 quilos de uva por ano. No meio do ano de 2016, a plantação rendeu quase 2 mil e 500 quilos da fruta, que é vendida in natura ou transformada em vinho.

Toda a produção é artesanal. Cinquenta por cento da produção é vendida na própria chácara, quando os consumidores escolhem no pé qual cacho de uva vão levar pra casa. Outros 30% é comercializado aos mercados do município e o restante, 20% é processado viram vinho.

Cláudio conta com a orientação do técnico em fruticultura, William Fardin, que se mudou para Sorriso pensando em trabalhar com soja, mas abriu mão dos grandes campos para atender pequenos produtores que apostam na diversificação de culturas.

Leia a notícia na íntegra no site G1 - MT.

Fonte: G1 - MT

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mandioca/Cepea: Baixa oferta mantém preços em alta
Risco de oferta e demanda firme resultam em alta volatilidade no mercado internacional de cacau
Crédito Emergencial: Governo de SP libera R$ 5 milhões para produtores de batata-doce e mandioca afetados pela estiagem
Brasil tem capacidade para estar entre os maiores produtores mundiais de cacau
Preços do cacau sobem em meio a foco renovado em problemas de oferta
HORTI RESENHA #59 - Uso de tecnologia reduziu perdas do limão tahiti no varejo de 25% para menos de 3%