Mandioca: Conab autorizada a comprar fécula e farinha para garantir preço mínimo

Publicado em 14/07/2015 17:26

Produtores de farinha e fécula de mandioca já podem  vender seus produtos para o governo federal. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi autorizada a comprar até 40 mil toneladas de farinha e fécula nos estados em que a cotação de mercado esteja abaixo do preço mínimo.

 A compra será realizada por meio da Aquisição do Governo Federal (AGF) e tem por objetivo garantir aos produtores rurais o nível de rentabilidade dado pelo preço mínimo, evitando que tenham que comercializar sua produção a preços que inviabilizem a atividade econômica.

Produtores rurais ou cooperativas de agricultores interessados em vender seu produto devem procurar a superintendência da Conab no seu estado. Poderão ser adquiridas 105 toneladas de farinha e 90 de fécula por produtor. A compra só será finalizada se o produto atender aos padrões exigidos.

A operação foi aprovada pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep), composto pelos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Fazenda e do Desenvolvimento Agrário e a Casa Civil, motivada pela queda no preço da farinha e da fécula de mandioca. Em razão da seca no Nordeste, os produtores nos demais estados aumentaram a produção para abastecer o mercado e, agora, com a recuperação da região nordestina, houve um excesso de oferta, levando à redução dos preços.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após uma viagem para a Suíça, empreendedor inicia jornada pela excelência na produção de chocolates bean-to-bar
IDR-Paraná desenvolve projeto para melhorar a qualidade da produção de alho
Vazio sanitário do maracujazeiro-azedo está em vigor para municípios do Litoral Norte
Mandioca é o produto destaque da semana (01 a 05/07) na CEAGESP
Setor de fruticultura se destaca nas exportações brasileiras