Feijão antes da hora no sertão de Pernambuco

Publicado em 19/01/2011 07:22
Os agricultores do sertão de Pernambuco já começam a colher a safra de feijão. Quem plantou mais cedo, nas primeiras chuvas de outubro, agora está conseguindo bons preços pelo grão.

Em Araripina, no sertão de Pernambuco, o feijão é uma das principais culturas de plantio dos agricultores do município. Cerca de 12 mil produtores estão cadastrados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A plantação do grão no sertão de Pernambuco começa geralmente em dezembro, quando ocorrem as primeiras chuvas na região. Já em algumas propriedades, os produtores de feijão começaram a plantar antes do tempo. Eles acreditaram na possibilidade de chuva e já estão tendo resultado. A colheita já começou.

Seu Dário Souza e seu José não esperaram dezembro chegar e começaram a plantar em outubro. Agora, eles colhem boa parte do que já está aparecendo na roça. “A gente já plantou cedo para ver se tirava resultado cedo, para ver se pegava um preço melhor para melhorar as coisas”, comentou o agricultor.

Com um lençol utilizado para fazer a colheita, Dário vai retirando as primeiras bagas de feijão. Serão cerca de 25 sacas que partirão da propriedade dele. A maior parte será vendida. “Daqui pra frente, a gente vai levar para feira o que der para vender e o resto, a gente guarda para esperar o próximo ano e plantar de novo”.

Na região de Araripina, os agricultores estão conseguindo vender a saca de 60 quilos de feijão por até R$ 250 reais.

Tags:

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Queda de preço do Feijão-carioca foi intensa nesta semana
Deral reduz previsão de safra de trigo do Paraná; estimativa de milho fica quase estável
Ibrafe: Feijão-carioca a R$ 210 frustra os menos avisados
Irga e UFSM promovem simpósio sobre impacto das enchentes nas áreas de arroz
Ibrafe: Feijões de escurecimento rápido estão com os dias contados
Arroz/Cepea: Demanda internacional sustenta preços no BR