Clima chuvoso prejudica a safra de grãos na região dos Campos Gerais

Publicado em 13/01/2011 08:20
Condições climáticas adversas estão impedindo a colheita e o plantio de algumas culturas na região. Departamento de Economia Rural prevê perdas de qualidade
As freqüentes chuvas registradas nos últimos dias têm causado temor nos produtores dos Campos Gerais. As condições climáticas adversas, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral), do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), estão impedindo a colheita e o plantio de algumas culturas, bem como as pulverizações.

Para o engenheiro agrônomo do Deral, José Roberto Tosato, as chuvas terão forte impacto no feijão das águas e na batata da primeira safra. “O excesso de água impede que as máquinas entrem no campo para realizarem a colheita. Como a batata já está madura e o solo está encharcado o produto apodrece e perde qualidade”, explica. Conforme o Deral, em torno de 60% da área foi colhida até o momento. Além de impedir a colheita, a chuva também impede o produtor a fazer aplicações fúngicas. “A chuva causa doenças que diminuem a produtividade”, conta. A expectativa do Deral é que a área da batata da primeira safra chegue a até 2,2 mil hectares, com produtividade média de 28 mil quilos por hectare. Os principais produtores na região estão concentrados em Castro e Piraí do Sul.

Tags:

Fonte: Diário da Manhã

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Queda de preço do Feijão-carioca foi intensa nesta semana
Deral reduz previsão de safra de trigo do Paraná; estimativa de milho fica quase estável
Ibrafe: Feijão-carioca a R$ 210 frustra os menos avisados
Irga e UFSM promovem simpósio sobre impacto das enchentes nas áreas de arroz
Ibrafe: Feijões de escurecimento rápido estão com os dias contados
Arroz/Cepea: Demanda internacional sustenta preços no BR