Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025

Publicado em 20/12/2024 08:06

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) iniciou a pesquisa para coletar os dados que irão compor o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, que será divulgado no dia 14 de janeiro. Realizada pelos técnicos da Companhia no período de 16 e 20 de dezembro, a pesquisa abrange todas as principais regiões produtoras do Brasil e foca nas culturas da primeira safra, como arroz, feijão, milho e soja, atualização das culturas de inverno e as perspectivas para as lavouras de segunda safra.

O levantamento ocorre em um período crucial para a definição das produtividades das lavouras, fornecendo informações essenciais sobre o desenvolvimento das culturas. De acordo com a área técnica, as condições climáticas, até o momento, têm mostrado ser favoráveis para a maioria das culturas. No caso do feijão e da soja, culturas de ciclo mais curto, algumas lavouras encontram-se em estádios avançados de floração, maturação e iminente colheita. Já o milho e o arroz, dois dos grãos mais importantes na produção brasileira, estão, em sua maioria, na fase de desenvolvimento vegetativo, com boas perspectivas de crescimento da produção.

A pesquisa da Conab é realizada com o apoio de informações fornecidas por produtores, cooperativas e empresas agrícolas. Para complementar a análise, são utilizados dados de georreferenciamento, que permitem mapear as áreas cultivadas e estimar a produtividade.

O 4º Levantamento de Acompanhamento da Safra de Grãos 2024/2025 irá fornecer uma visão detalhada sobre a produção da safra e contribuirá para a tomada de decisões no setor agrícola. No terceiro levantamento, divulgado neste mês, a Conab projetou a produção da safra brasileira em 322,4 milhões de toneladas, com uma área de 81,3 milhões de hectares e uma produtividade média de 3.961 kg por hectare.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos
Ibrafe: Produtores do paraná vai avançar na colheita do feijão
undefined