Erdogan diz que acordo de grãos do Mar Negro foi prorrogado por dois meses

Publicado em 17/05/2023 11:48

ISTAMBUL (Reuters) - O acordo para exportação de grãos ucranianos a partir de portos no Mar Negro foi prorrogado por mais dois meses, disse o presidente turco, Tayyip Erdogan, nesta quarta-feira, um dia antes que a Rússia pudesse abandonar o pacto por causa dos obstáculos a exportações dos seus produtos agrícolas e fertilizantes.

 

 

Os comentários de Erdogan, feitos em um discurso para funcionários de seu partido governante AK, vieram depois que um último navio deixou um porto ucraniano sob o acordo, que permite a exportação segura de grãos pelo Mar Negro e que deveria expirar na quinta-feira.

"O acordo do corredor de grãos do Mar Negro foi prorrogado por dois meses com os esforços da Turquia", disse ele em seu discurso televisionado, agradecendo também aos líderes russo e ucraniano e ao secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, por sua ajuda.

As Nações Unidas e a Turquia intermediaram o acordo do Mar Negro por 120 dias iniciais em julho do ano passado, buscando alívio para uma crise alimentar global que foi agravada pela invasão de Moscou à Ucrânia, um dos principais exportadores mundiais de grãos.

Moscou havia concordado em estender o pacto do Mar Negro por mais 120 dias em novembro, e em março concordou com uma extensão de 60 dias --até 18 de maio--, reivindicando que uma lista de demandas em relação às suas próprias exportações agrícolas fosse atendida.

Para convencer a Rússia em julho a permitir as exportações de grãos do Mar Negro, as Nações Unidas concordaram ao mesmo tempo em ajudar Moscou com seus próprios embarques agrícolas por três anos.

Mais cedo, o último navio deixou um porto ucraniano sob o acordo anterior.

(Reportagem de Huseyin HayatseverEce Toksabay, Ezgi Erkoyun and Ali Kucukgocmen)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec reduz projeções de exportações de soja e milho do Brasil em novembro
Acordo comercial entre Brasil e China pode impulsionar a produção de gergelim no Brasil
Ibrafe: Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
undefined