Semana Arrozeira de Alegrete vai discutir atuais gargalos e oportunidades do setor

Publicado em 10/05/2023 13:58
Evento organizado pela Associação dos Arrozeiros do município terá como tema central os novos mercados e políticas públicas para a lavoura

A Associação dos Arrozeiros de Alegrete está preparando mais uma edição da Semana Arrozeira. O tradicional evento, que ocorre de 28 de maio a 3 de junho, no município da Fronteira Oeste, chega a sua 14ª edição com o tema “Novos Mercados e Políticas Públicas para a Lavoura Arrozeira”.

De acordo com o presidente da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, Gustavo Thompson Flores, esta é a segunda edição que será realizada na atual gestão. A primeira, no ano passado, foi feita com a nova diretoria recém empossada, mas avalia que mesmo com o pouco tempo foi um sucesso. “No ano passado fizemos um excelente evento com qualidade e com carinho a todos os parceiros e produtores que participaram. Nesta edição, como tivemos um ano para pensar, preparamos com muito mais qualidade e apreço e enxergando as necessidades que temos e que atualmente estamos enfrentando”, salienta.

O dirigente reforça que os temas neste ano serão interligados e trarão assuntos diversificados para o produtor. Lembra que a agricultura gaúcha, em especial na Fronteira Oeste, está passando por uma adversidade climática muito grande que foi a seca, que pelo segundo ano seguido foi rigorosa. “Além disso, tem questões políticas que atrapalham o setor, como a falta de recursos para o financiamento das lavouras para os produtores, a falta de segurança que estamos tendo com o mercado oscilante. Plantamos uma lavoura muito cara com custo altíssimo e estamos colhendo a soja com preços de dez anos atrás. O preço retroagiu muito e está comprometendo muitos produtores”, ressalta.

O presidente da associação informa que na primeira noite de palestras, dia 30 de maio, serão debatidos os temas do clima, com o meteorologista Luiz Carlos Molion, e de exportações, com o presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho. Já na segunda noite, 31 de maio,  será a vez de tratar dos gargalos ambientais no agro com a secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann, e o secretário adjunto, Marcelo Camardelli.

Na terceira noite, dia 1º de junho, o assunto será a segurança jurídica no Brasil com o desembargador federal e ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Carlos Eduardo Thompson Flores, abordando a clareza das leis e interpretações das mesmas. E na quarta noite de debates, os senadores Luiz Carlos Heinze e Hamilton Mourão vão falar sobre o papel do Senado no agro e as perspectivas para os próximos anos.

A programação ocorrerá no Parque de Exposições Lauro Dornelles e no CTG Farroupilha. Além disso, a Semana Arrozeira trará uma programação diurna com treinamentos e palestras técnicas. O evento começa no dia 28 de maio com a missa na Igreja Matriz e termina com o tradicional Baile do Arroz e homenagens. Informações podem ser obtidas no site semanaarrozeira.com.br.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec reduz projeções de exportações de soja e milho do Brasil em novembro
Acordo comercial entre Brasil e China pode impulsionar a produção de gergelim no Brasil
Ibrafe: Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
undefined