Polônia diz que chegou a acordo sobre trânsito de grãos ucranianos

Publicado em 18/04/2023 13:48

VARSÓVIA (Reuters) - A Polônia chegou a um acordo para reiniciar o trânsito de grãos ucranianos através de seu território a partir de sexta-feira, disse o ministro da Agricultura polonês, Robert Telus, nesta terça-feira, acrescentando que o transporte será monitorado e vedado.

O ministro do Desenvolvimento da Polônia, Waldemar Buda, acrescentou que a proibição das importações de produtos alimentícios ucranianos pela Polônia permanecerá em vigor.

A pressão aumentou sobre Bruxelas para encontrar uma solução para toda a União Europeia depois que Varsóvia e Budapeste anunciaram proibições de algumas importações da Ucrânia no fim de semana, com outros países da Europa Oriental dizendo que também estão considerando uma ação.

Os agricultores dizem que as importações baratas da Ucrânia, que enfrenta dificuldades para exportar por via marítima devido à invasão da Rússia, baixaram os preços e reduziram suas vendas.

Na Polônia, a questão criou um problema em um ano eleitoral para o partido nacionalista Lei e Justiça (PiS), que depende das áreas rurais para grande parte de seu apoio.

A Ucrânia disse que sua prioridade era reabrir o trânsito pela Polônia.

"Conseguimos criar mecanismos que garantirão que nenhuma tonelada de grãos permaneça na Polônia", disse Telus a jornalistas após dois dias de negociações em Varsóvia.

(Reportagem de Anna Wlodarczak-Semczuk, Marek Strzelecki e Pawel Florkiewicz)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Anec reduz projeções de exportações de soja e milho do Brasil em novembro
Acordo comercial entre Brasil e China pode impulsionar a produção de gergelim no Brasil
Ibrafe: Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
undefined