Colheita de soja no PR atinge 23%, ainda atrasada; plantio de milho safrinha vai a 28%

Publicado em 02/03/2021 14:14 e atualizado em 02/03/2021 14:47

A colheita de soja 2020/21 no Paraná atingia na segunda-feira 23% da área plantada, um avanço de 15 pontos percentuais frente à semana passada, embora o atraso na comparação com as safras anteriores persista, informou o Departamento de Economia Rural (Deral) nesta terça-feira.

No mesmo momento da temporada 2019/20, o Paraná havia colhido 42% da área semeada com a oleaginosa. Considerando os últimos cinco anos, o resultado mais próximo do atual para igual período era o de 2017/18, com 27% dos trabalhos realizados.

Na última quinta-feira, o Deral promoveu um leve ajuste para baixo em sua estimativa para a atual safra de soja paranaense, passando a projetá-la em 20,34 milhões de toneladas, versus 20,39 milhões de toneladas na estimativa de janeiro.

O Estado enfrentou um atraso no plantio, em decorrência de uma seca, e depois viu o excesso de chuvas atrapalhar os trabalhos de colheita. O departamento espera que as próximas semanas tenham clima mais firme para que o produtor possa recuperar o amplo atraso frente às últimas safras.

O Deral disse ainda que 81% das lavouras de soja do Estado têm condição boa, contra 80% na semana anterior. As áreas em situação ruim permaneceram em 3%.

Em relação ao milho, a colheita da safra de verão 2020/21 do Paraná alcançou 46% da área estimada, apurando um avanço semanal de 12 pontos. No mesmo período de 2019/20, os trabalhos atingiam 37% da área.

Já o plantio da "safrinha" de milho avançou para 28% da área projetada, ante 11% na semana anterior e 61% em igual período do ano passado. O atraso acompanha o verificado na safra da soja, uma vez que a semeadura da segunda safra do cereal ocorre logo após a colheita da oleaginosa.

No relatório publicado na última semana, o Deral estimou a primeira safra de milho paranaense em 3,17 milhões de toneladas, enquanto a "safrinha" deve atingir 13,55 milhões de toneladas.

O Paraná é o segundo maior produtor de soja e milho do Brasil, atrás somente de Mato Grosso.

Leia Mais:

+ Colheita e plantio do milho avançam no Paraná enquanto qualidade das lavouras melhora, aponta Deral

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
Produção de gergelim cresce 107% na safra de 2023/24 no Brasil
Ibrafe: Acordo do Gergelim abre caminho para o Feijão com a China
Arroz/Cepea: Preços são os menores em seis meses
Arroz de terras altas se torna opção atrativa de 2ª safra entre produtores do norte de Mato Grosso
undefined