Governo publica resolução que reduz a zero a importação de arroz

Publicado em 10/09/2020 08:05 e atualizado em 10/09/2020 10:57

O Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior divulgou nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU), Resolução Gecex número 87, a qual reduz a zero a tarifa de importação do arroz, como antecipou o Estadão/Broadcast.

O governo estabeleceu uma cota de 400 mil toneladas do produto até o fim do ano que pode entrar no País sem a taxa. De acordo com o órgão, o montante vale para o arroz não parboilizado e polido ou brunido, em conjunto. Veja aqui a resolução.

De acordo com fontes do Ministério da Agricultura, o total liberado é considerado suficiente para ajudar a conter a subida no preço do arroz no varejo e garantir que não faltará produto nas prateleiras. Neste ano, até agosto, o Brasil importou 45.087 toneladas de arroz com casca e 372.890 toneladas de arroz beneficiado (sem casca, parboilizado e polido).

O produto tem pouca importação no Brasil - a ideia é justamente tirar a taxa para que aumente a compra enquanto os preços internos estão altos. A alíquota de importação de países de fora do Mercosul é de 12% para o arroz.

Tags:

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Região Sul colhendo Feijão-carioca Ibrafe: Região Sul colhendo Feijão-carioca
Alta no preço do feijão carioca pode acabar puxando também preços do feijão preto Alta no preço do feijão carioca pode acabar puxando também preços do feijão preto
Deral aponta queda de 20% na área de trigo no Paraná em 2025; eleva 1ª safra de milho
Preços do arroz recuam com o avanço da colheita no Brasil
Ibrafe: Feijão-preto próximo ao mínimo
As previsões do USDA para março não devem trazer uma vitória fácil para analistas de grãos