Imagens de satélite confirmam dados do Irga para safra 2019/2020

Publicado em 17/08/2020 17:14
Na imagem do satélite, os pontos brancos representam lavouras de arroz do RS

Informações fornecidas pelo satélite Sentinel-2 sobre as áreas de arroz irrigado no Estado na safra 2019/2020 revelaram número praticamente idêntico ao levantamento realizado pelas equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz. O sensoriamento remoto revelou uma área total de 946.154 hectares, muito perto dos 946.326 ha (uma diferença de apenas 172 hectares) estimados pelo Irga em setembro de 2019 a partir do acompanhamento direto nas lavouras.

O trabalho das seis coordenadorias regionais da autarquia, executado anualmente e de forma descentralizada, é realizado pelas equipes dos Nates em todos os 127 municípios produtores de arroz do RS. Esse levantamento é feito diretamente junto aos produtores, in loco, e com acompanhamento periódico pelos extensionistas, o que garante precisão na informação.

“As estimativas da Conab são muito semelhantes, em termos totais, aos valores levantados pelos nossos técnicos. Há pequenas discrepâncias regionais ou locais, o que é natural quando se trata de uma grande área de interesse com base em imagens orbitais. De qualquer maneira, o mapeamento detalhado é útil para que possamos aferir nossas próprias estimativas, além de servir de base para as nossas ações na próxima safra”, acrescenta o diretor técnico da autarquia, Ivo Mello.

Os dados do satélite são disponibilizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a partir de uma parceria com o Irga e a Agência Nacional de Águas (ANA). É possível consultar os mapeamentos agrícolas de arroz irrigado e outras culturas por satélite no site da Conab (clique aqui). 

SAFRA 2019/2020

Os dados da colheita da safra 2019/2020 de arroz revelaram uma produtividade histórica no Rio Grande do Sul, atingindo em média 8.402 quilos por hectare. Essa foi a maior produtividade registrada no Estado desde a safra 1921/1922. Na Fronteira Oeste, a produtividade média atingiu 9.091 kg/ha. Já na Zona Sul, foram 8.788 kg/ha em média. Logo após vem a Campanha, com 8.364 kg/ha, seguida da Planície Costeira Interna, com 7.970 kg/ha; Central, com 7.698 kg/ha; e Planície Costeira Externa, com 7.398 kg/ha.

Confira os 20 municípios do RS com maior produtividade.

Fonte: Irga

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros e governo federal alinham estratégias para abastecer mercado nacional
SindArroz-SC leva pleito da valorização do arroz à Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc
Ibrafe: Grandes empacotadores são observados de perto pelo setor
Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina