IBGE: Estimativa para safra de grãos de 2019 cresce e atinge 230,1 milhões de toneladas

Publicado em 11/04/2019 10:38

A terceira estimativa para safra de grãos de 2019 indicou produção de 230,1 milhões de toneladas, 1,6% maior que a do ano passado (mais 3,6 milhões de toneladas) e 0,6% maior que a previsão de fevereiro (mais 1,3 milhão de toneladas). A previsão da área colhida deve crescer 2,3% frente a 2018, somando 62,3 milhões de hectares. Os dados são do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje pelo IBGE.

A previsão para a safra de 2019 é de que esta seja a segunda maior da série histórica do levantamento, atrás apenas de 2017, com 238,3 milhões de toneladas. A melhora na estimativa de março é fruto do otimismo em relação à segunda safra do milho e ao algodão, que deve ter produção recorde neste ano, de 6,2 milhões de toneladas.

“A soja caiu um pouco em consequência ainda do mau tempo no final do ano passado, mas a segunda safra do milho está crescendo 6,7% em relação a 2018, porque o clima está ajudando. Por ter começado a chover antes do habitual, o ano agrícola permitiu o plantio da soja mais cedo e abriu a janela de plantio para a segunda safra do milho”, explica o gerente do LSPA, Carlos Antônio Barradas.

Segundo Barradas, o bom desempenho do algodão está relacionado ao preço do produto, que está em alta no mercado. “A produção cresceu 12,2% em relação ao mês anterior. A estimativa é o recorde da série do IBGE para esse produto. O produtor ganhou dinheiro com o algodão no ano passado, porque estava com um bom preço, por isso ele decidiu investir novamente neste ano”, diz.

Mesmo já em um alto patamar, a safra deste ano pode ter novos aumentos em sua previsão se o clima contribuir nos próximos meses. “Daqui para frente, o total da safra vai depender do clima em relação à segunda safra do milho e à safra de inverno, com o trigo. Se a chuva firmar, ainda podemos ter uma produção maior”, complementa.

O arroz (10,5 milhões de toneladas), o milho (25,7 milhões de toneladas na primeira safra e 65,4 milhões de toneladas na segunda safra) e a soja (112,5 milhões de toneladas) são os três principais itens da produção brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas, com 93,1% da safra esperada para 2019 e 87,2% da área a ser colhida.

Entre as grandes regiões, o Centro-Oeste, com 44,4%, deve responder pela maior participação na produção de grãos neste ano, seguido por Sul, 33,5%; Sudeste, 9,5%; Nordeste, 8,2%; e Norte, 3,9%. O Mato Grosso lidera entre os estados, devendo responder por 27% da safra.

Tags:

Fonte: IBGE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Adidos agrícolas fazem a diferença no Feijão
Ibrafe: Feijão-carioca segue indicando melhora
Agricultores indianos mudam de colza para outras culturas à medida que as temperaturas sobem
Feijão/Cepea: Clima favorece colheita
Ibrafe: semana foi marcada por poucos negócios no mercado do feijão
Semeadura do feijão está concluída na maior parte do Rio Grande do Sul
undefined