Chuva preocupa produtor de arroz no RS

Publicado em 13/09/2017 16:34

O avanço de uma frente fria pela Região Sul do Brasil nesta quarta-feira ira deixar o tempo bastante instável e com chuva a qualquer hora do dia em grande parte do Rio Grande do Sul, sendo que em muitos municípios os volumes poderão ultrapassar os 30 milímetros. Porém, este sistema deverá causar chuva apenas sobre o estado gaúcho, já que uma massa de ar quente e seco está sobre toda a região central do país, impedindo que a instabilidade avance pelos demais estados da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os produtores de arroz do Rio Grande do Sul continuam tendo grandes dificuldades para realizar o preparo do solo e o plantio. O solo está muito úmido o que impossibilita a entrada das plantadeiras no campo. Ainda não há risco de prejuízos significativos para a safra de arroz, mas o produtor está preocupado por causa da tendência de chuva nos próximos 15 dias.

Soja

No Paraná, alguns produtores da região oeste do estado apostaram em realizar o plantio da soja no pó, a espera de eventuais chuvas que poderiam vir a ocorrer nesta semana. Porém, não há expectativa de chuva e as sementes utilizadas não irão germinar. A saída será replantar toda área após o dia 25/09, quando existe a tendência de previsão de chuva para a região paranaense. Até lá, o tempo segue firme e sem previsão de chuva.

Nas áreas produtoras das regiões Sudeste, Centro-Oeste, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia não há expectativa de chuva generalizada nos próximos 10 dias o que inviabiliza o plantio por causa dos baixos níveis de umidade do solo.

Tags:

Fonte: Climatempo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arrozeiros e governo federal alinham estratégias para abastecer mercado nacional
SindArroz-SC leva pleito da valorização do arroz à Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Alesc
Ibrafe: Grandes empacotadores são observados de perto pelo setor
Brasil prevê apoiar produção de 1 mi t de arroz com contratos de opções, diz ministro
Preocupação com gripe aviária leva EUA a conceder US$ 176 milhões à Moderna para desenvolvimento de vacina