IGC prevê forte safra mundial de trigo em 2017

Publicado em 25/11/2016 09:02

O Conselho Internacional de Grãos (IGC, na sigla em inglês) prevê um cenário potencialmente favorável para uma forte safra mundial de trigo em 2017. Esta previsão se deve a uma safra recorde neste ano e aos estoques de grãos totais superando as 500 milhões de toneladas pela primeira vez.

De acordo com a IGC, a área colhida de trigo será "quase inalterada" a partir de 2016, com algumas reduções nos Estados Unidos e no Cazaquistão, que, por sua vez, serão equilibradas por aumentos na Rússia e no Norte da África.

As condições de cultivo também são inicialmente benígnas para a safra de inverno, que representa a maior parte da produção mundial de trigo.

"O plantio de trigo de inverno no Hemisfério Norte está bem avançado em novembro", disse a IGC, acrescentando também que "as condições das culturas foram consideradas favoráveis em relação ao inverno".

Embora a seca tenha sido uma preocupação para os americanos, ao mesmo tempo em que o frio também trouxe instabilidade para algumas partes da União Europeia e para os países da região do Mar Negro, a previsão se mantém firme por parte do órgão.

Recorde de produção e estoques

O conselho aumentou para 749 milhões de toneladas, 1 milhão de toneladas a mais do que na estimativa anterior, sua estimativa para a produção mundial de trigo em 2016/17. O número também representa 12 milhões de toneladas a mais do que a última safra.

A previsão de estoques mundiais de outros cereais, como cevada, milho e sorgo, somado também ao trigo no final de 2016/17, é de 504 milhões de toneladas, superando, "pela primeira vez", os 500 milhões de toneladas.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrimoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores do Paraná estão ocupados tentando colher Feijões em meio às chuvas
Conab: Equipe técnica realiza pesquisa para atualizar o levantamento da Safra de Grãos 2024/2025
Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial
Ibrafe: Mercado do feijão está especulado
Novos leilões de contrato de opção de venda de arroz são marcados para próximo dia 20
China promoverá modernização das fazendas para sustentar produção de grãos
undefined