México pode abrir mercado para entrada de arroz brasileiro

Publicado em 05/06/2015 07:36

Para associações do Rio Grande do Sul, o arroz brasileiro está cada vez mais perto dos pratos mexicanos. Em encontro realizado durante a Market & Technology Convention, que ocorre em Cancun, no México, a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e o Instituto Riograndense do Arroz (Irga) discutiram a nova relação com alguns representantes da indústria do setor no México e da Federación Centroamericana de Arroceros (Fecarroz).

Segundo os participantes, se depender da vontade de produtores e indústrias de ambos os países, a nação mexicanavai se tornar a nova rota para o grão do Brasil. Para o presidente da Federarroz, Henrique Dornelles, as conversas mostraram que há espaço para o investimento mexicano no arroz brasileiro.

No entanto, uma condição para o processo se viabilizar é o pedido dos produtores brasileiros de revisão nastaxas de importação ao país, que hoje estão na casa dos 9% para o arroz em casca e 20% para o arroz beneficiado. "Esta redução das taxas nos ajuda a dar mais competitividade ao arroz brasileiro", reforça o presidente da Federarroz.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Tags:

Fonte: Revista Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibrafe: Produtores armazenam feijão olhando para o final do ano
Ibrafe: Mercado do feijão indica novas desvalorizações
Chuva atrasou plantio da canola, mas lavouras estão se desenvolvendo bem no momento
Clima seco e quente, mutação da mosca branca e não cumprimento do vazio sanitário fizeram explodir as viroses do feijão
Ibrafe: Perdas em São Paulo não impedem recuo nos preços do Feijão-carioca
Câmara Setorial do Amendoim se reúne para discutir criação do Dia Nacional do Amendoim