Colheita do arroz segue lenta no Rio Grande do Sul

Publicado em 12/03/2015 07:48

De acordo com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), até o dia 5 de março, a colheita do arroz atingiu 14,0% da área total destinada ao grão em 2014/2015 no Rio Grande do Sul.

O avanço semanal foi de 4,0 pontos percentuais. Na comparação com o mesmo período da safra 2013/2014 o atraso é de 14,0 pontos percentuais.

A expectativa é que os trabalhos no campo ganhem ritmo mais acelerado nas próximas semanas, considerando, principalmente, que 49,0% das lavouras se encontram aptas para serem colhidas.

Com a maior oferta no mercado interno os preços começam a ceder. A saca de 50,0kg iniciou março, até o dia 9, cotada, em média, em R$36,01, queda de 5,8% na comparação mensal.

No entanto, em relação ao mesmo período do ano passado, quando a saca estava cotada, em média, em R$34,18, os preços ainda estão 5,3% maiores.

A expectativa em curto e médio prazos é que o cenário baixista se mantenha. No entanto, a queda na produtividade em algumas regiões do estado pode ser um fator de sustentação dos preços.

Tags:

Fonte: Scot Consultoria

NOTÍCIAS RELACIONADAS

No RS, produtor aguarda resolução do CMN para acessar recursos e começar nova safra de grãos
BrasilAgro estima alta de 4% em área plantada e de 34% na produção para safra 24/25
Arroz/Cepea: Oferta limitada sustenta cotações
Ciência usa edição gênica para desenvolver arroz resistente à brusone
Brasil ainda vai exportar mais soja do que milho em setembro, indica Cargonave
Super Safra dos Estados Unidos é Vista de Perto por Pspecialistas da Aprosoja Mato Grosso