Cacau de Linhares (ES) é selecionado entre os 50 melhores do mundo
As amêndoas de cacau produzidas na Fazenda São Luis, na localidade de Povoação, no município de Linhares (ES), foram selecionadas entre as 50 melhores do mundo durante o Salão do Chocolate de Paris 2013, principal evento mundial do ramo de chocolates. Há vários anos renovando sua lavoura afetada pela doença da vassoura-de-bruxa e adotando técnicas de produção recomendadas, o produtor de cacau Emir de Macedo Gomes Filho é o responsável pela conquista capixaba sendo a única amostra do Espírito Santo classificada como de altíssima qualidade.
A organização do concurso internacional recebeu um total de 121 amostras de 24 países para a edição deste ano, todas elas previamente selecionadas entre os melhores produtores de cada país de origem. O cacau da fazenda São Luis havia sido selecionado entre os quatro melhores do Brasil no ano passado. Destas amostras, foram selecionadas as 50 melhores baseadas nas exigências para cacau de altíssima qualidade e que representam a diversidade de qualidade, melhores sabores e as origens genéticas.
As amêndoas selecionadas foram transformadas em chocolates para análise e degustação de um júri composto pelos 33 melhores chocolatiers e especialistas em avaliação sensorial do mundo, que analisaram as características específicas de cada amostra, como doçura, intensidade do sabor e acidez.
O trabalho na São Luis é simples, mas com os cuidados que um alimento necessita. O processo de renovação da lavoura, iniciado em 1999 utilizando novos materiais genéticos, foi fundamental. “Aliado a isso, a colheita seletiva dos frutos maduros, a quebra e o transporte da fruta para o cocho no mesmo dia e a fermentação e secagem correta contribuem para a produção de um cacau com qualidade”, destaca o produtor Emir.