Frango: Crise afetou lucratividade no exterior
– O cenário é complicado, mas melhor que no ano passado. Há muitos projetos na gaveta esperando o momento de serem implementados, como ampliações de fábricas. Não tem restrições religiosas ou culturais para o frango, o campo está aberto para crescer muito – comemora.
Turra lembra que o frango brasileiro tem mercado em 154 países e desde o início da década o setor vinha crescendo 11% ao ano, até a crise de 2008. Para driblar futuras crises, Turra afirma que a ideia é realocar mercados, possivelmente na África do Sul e na Ásia. No mercado interno, os brasileiros consomem dois terços da produção de frango, de 11 milhões de toneladas por ano, segundo a Ubabef.
Meta é criar um sistema produtivo sustentável
O Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial da carne suína. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto, afirma que o desafio dos próximos anos é atender a exigência dos consumidores com sistema produtivo sustentável.
O que fazer com os dejetos na produção de aves e suínos será um dos temas da AveSui, na Capital. O diretor do evento, Alexandre Aidar, afirma que produzir de forma sustentável para abrir novos mercados é um dos maiores desafios do setor. Nesse ponto, o Brasil chama a atenção do mundo como exportador não só de carne, mas de tecnologia, segundo Aidar.
A carne suína tem um obstáculo adicional: ampliar o mercado interno. No Brasil, são consumidos 14 quilos de carne suína por pessoa por ano, enquanto em países da Europa a marca passa de 50 quilos por ano.
Nesta semana, a AveSui América Latina trará para a Capital palestrantes como o ex-ministro Luiz Fernando Furlan e o economista Ricardo Amorim. São esperados mais de 20 mil empresários, produtores, técnicos e consultores responsáveis pela força econômica das atividades que geram, em conjunto, cerca de R$ 40 bilhões somente no Brasil.