Protestos contra enterro de suínos vivos na Áustria
A Áustria tem sido palco de uma discussão notável nos últimos dias por causa de uma experiência científica na qual 29 suínos seriam enterrados vivos em neve. Os cientistas esperavam obter novos conhecimentos sobre a forma como os animais e os seres humanos reagem quando ficam soterrados devido a avalanches, mas tiveram que cancelar o experimento devido a protestos do público.
Ativistas do bem-estar animal acusaram a experiência de ser repulsiva e antiética. Os cientistas da Universidade de Innsbruck tinham a intenção de anestesiar os animais antes simular uma avalanche descendo sobre eles. Antes da experiência, os suínos seriam conectados a dispositivos médicos, o que significa que os cientistas poderiam seguir o seu processo de adoecimento minuto a minuto.
O experimento deveria durar duas semanas, com dois a três animais morrendo todos os dias. Depois, os suínos mortos seriam desenterrados e novamente submetidos à exames científicos e patológicos. Os partidos de esquerda do parlamento austríaco já tinham exigido um debate sobre a iniciativa. Herman Brugger, do Instituto de Medicina de Emergência, manifestou o seu desapontamento com o cancelamento das experiências dizendo: "Nós só gostariamos de salvar vidas humanas".