Avicultura de corte: os possíveis números alcançados em 2009

Publicado em 15/01/2010 10:21
Decorrida a primeira quinzena do ano novo soa estranho ainda estimar-se o que pode ter sido a produção de pintos de corte e de carne de frango de 2009, bem como o alojamento de matrizes de corte e a oferta interna de carne de frango do período. Mas infelizmente é assim, já que os próprios segmentos produtivos (ou suas lideranças) decidiram protelar a divulgação dos históricos números da atividade (os levantamentos de alojamento de matrizes de corte vêm desde o final dos anos 1960; e os levantamentos iniciais de produção de pintos de corte e as projeções de produção e oferta de carne de frango datam do início dos anos 1980).
Pois tentando preencher essa lacuna e tentando oferecer um subsídio ao setor, o AviSite e a revista Produção Animal - Avicultura procuraram estimar – com base no comportamento habitual do mercado e partindo do que foi alojado nos nove primeiros meses de 2009 – o que se produziu no trimestre final do ano.
Em função dessas estimativas é que se projetou (quadro abaixo) a possível produção do ano, chegando-se à conclusão de que o alojamento de matrizes de corte pode ter retrocedido no ano cerca de 9%, enquanto a produção de pintos de corte (inflada na segunda metade de 2009) pode ter aumentado até 2%. Já a produção de carne de frango teve redução inferior a 1%, o que – consideradas exportações 0,3% menores, conforme a ABEF – pode ter redundado numa oferta interna similar à de 2008.
Embora, neste caso, a disponibilidade per capita tenha sido menor que a do ano anterior, o consumo per capita pode não ter decrescido. É que no final de 2008 houve alto repasse de estoques para 2009 devido à queda das exportações. Assim, a disponibilidade interna real de 2009 foi maior que a apontada nas estimativas.
Uma análise mais aprofundada dos números do derradeiro trimestre de 2009, bem como outras avaliações acerca da produção do setor no ano que passou são encontradas na edição de janeiro corrente de Produção Animal – Avicultura, a revista do AviSite.

Fonte: Avisite

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Quinta-feira (2) traz leves altas para as cotações no mercado do frango
Preços da arroba e da carcaça suína em São Paulo caem nesta quinta-feira (2)
Suinocultura independente: ano começa com preços estáveis ou com quedas, sem acordo entre frigoríficos e suinocultores
ABPA: Com renovação do PACIC, fluxo de exportações de aves e de suínos devem se manter firmes para o México em 2025
Frango: valores estáveis, com exceção do preço da ave no atacado paulista, que teve alta nesta segunda-feira (30)
Segunda-feira (30) termina para o mercado de suínos registrando continuidade de quedas nas cotações
undefined