CNA debate demandas de produtores de aves e suínos

Publicado em 27/03/2025 09:50
Comissão Nacional de Aves e Suínos se reuniu na terça (25)

A Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA se reuniu, na terça (25), para tratar das demandas dos produtores integrados de aves e suínos e apresentar exemplos de sucesso regionais que podem ser replicados por outros estados.

O presidente da comissão, Adroaldo Hoffmann, destacou a importância da união das federações de agricultura estaduais para destravar as pautas das cadeias produtivas.

“Nós podemos pensar junto com os produtores da suinocultura e avicultura na sustentabilidade financeira e ambiental das atividades,” disse.

Entre os assuntos da pauta, os membros abordaram o ciclo de palestras com produtores de Mato Grosso, promovido pela CNA e Federação de Agricultura do Estado (Famato) em fevereiro.

Rafael Filho, assessor técnico da CNA, explicou que os encontros aconteceram em quatro municípios e buscaram alinhar informações ao atualizar os produtores com questões técnicas, receber as demandas do setor e falar sobre a importância da capacitação das Comissões para Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs).

De acordo com Rafael Filho, a ideia é levar esse ciclo de palestras para outros estados.

A comissão também abordou a necessidade de levar conhecimento técnico e de gestão às integradoras de suínos e aves.

Sobre o assunto, a analista da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Mato Grosso do Sul, Gabriela Bagio Oliveira, trouxe o exemplo da metodologia aplicada nas cadeias produtivas do estado e os resultados alcançados pelos produtores rurais.

Segundo Gabriela, a assistência técnica começou em 2018 e, após um ano de atendimento, os produtores alcançaram avanços significativos como redução de custos, tanto operacionais quanto totais, e avanços financeiros, apresentando margem bruta e líquida positivas.

Para o presidente Adroaldo Hoffmann, as experiências positivas devem ser replicadas para fortalecer as cadeias produtivas.

Os membros também discutiram a Resolução n°5.195/2024, do Conselho Monetário Nacional, que ajusta as normas previstas no Manual de Crédito Rural para financiamentos de avicultura, suinocultura e piscicultura sob regime de integração.

Uma das novidades da resolução é a necessidade de observação do Documento de Informação Pré-Contratual (DIPC), que deverá ser fornecido pelo integrador previamente à formalização do contrato de integração para acessar os financiamentos. Além disso, os parâmetros técnicos e econômicos do DIPC também devem ser validados pela Cadec.

Hoffmann afirmou que a comissão buscará ferramentas para auxiliar os produtores a atenderam os pré-requisitos do Manual de Crédito Rural e acessarem os financiamentos.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços se sustentam no mercado do frango nesta terça-feira (8)
Preços do suíno vivo sobem nas principais praças nesta terça-feira (8)
México registra primeira morte humana por gripe aviária H5N1
Exportações de ovos alcançam 3,7 mil toneladas em março
Conbrasul Ovos 2025 debate em Gramado, RS, perspectivas para economia, grãos e a indústria e produção de ovos
Frango: altas pontuais em meio a cotações estáveis nesta segunda-feira (7)
undefined