Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco

Publicado em 26/07/2024 17:42

POSICIONAMENTO SETORIAL

São Paulo, 26 de julho de 2024 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) acredita que o restabelecimento integral do fluxo das exportações de carne de frango do Brasil será agilizado após a notificação feita pelo Ministério da Agricultura à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), sobre a conclusão do caso isolado de Doença de Newcastle notificada no município de Anta Gorda (RS).

Embora boa parte do fluxo sob suspensão esteja sendo assimilado por outros mercados importadores, a ABPA acredita que a notificação à OMSA (e o esperado restabelecimento status de livre da doença), bem como a alteração do status de autossuspensão e da área e abrangência sob monitoramento devem acelerar as negociações com os mercados importadores.

Dentro destes avanços, a ABPA ressalta o trabalho fundamental realizado pelo Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, bem como pelos Secretários Carlos Goulart, Roberto Perosa e suas equipes, para a otimização da solução do problema.

A situação, como se mostrou pelos resultados das amostras coletadas, foi pontual.  A rapidez e a transparência das ações, neste contexto, ajudam a reforçar a elevada biosseguridade que trouxeram o Brasil à liderança global das exportações de carne de frango.
 

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Newcastle: ABPA acredita em rápido reestabelecimento das exportações de carne de frango após informe sobre erradicação de foco
Frango vivo no Paraná sobe 2,26% nesta sexta-feira (26)
Estabilidade domina o mercado de suínos nesta sexta-feira (26)
Mapa notifica à OMSA fim do foco da doença de Newcastle
JBS abrirá fábrica na Arábia Saudita em novembro, quadruplicando capacidade no país
MAPA comunica autoridade internacional sobre erradicação de foco da Doença de Newcastle em Anta Gorda (RS)