Alemanha tem novo caso de peste suína africana em suínos de criação

Publicado em 07/06/2024 08:38

Um caso de peste suína africana (PSA) foi confirmado em suínos de criação no leste da Alemanha, disseram autoridades nesta quinta-feira.

O vírus foi confirmado em uma fazenda de criação de porcos em Greifswald, no estado de Mecklenburg-Vorpommern, no leste do país, informou o Ministério da Agricultura do estado.

A China e uma série de outros compradores de carne suína proibiram as importações de carne suína alemã em setembro de 2020, depois que o primeiro caso de PSA foi confirmado em animais selvagens, seguido de vários casos em animais de criação.

As descobertas em granjas tornarão mais difícil para a Alemanha conseguir a reversão das proibições às exportações, dizem os analistas. A proibição de importação por parte da China continua em vigor.

A doença não é perigosa para os humanos, mas é fatal para os suínos. Muitos países impõem proibições à carne de porco proveniente de regiões que sofrem da doença, distorcendo o comércio mundial de alimentos.

Acredita-se que os javalis vindos da Polônia para a Alemanha tenham espalhado a doença para os estados de Brandemburgo e Saxônia, no leste do país, onde ocorreram milhares de casos em animais selvagens.

O governo alemão tem procurado conter e erradicar a PSA no leste, em parte através da redução da população de javalis, mas o grande número de javalis selvagens no país, que percorrem grandes distâncias, dificultou a contenção.

 

(Reportagem de Michael Hogan; edição de Jason Neely, Kirsten Donovan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos