Gripe aviária H7 encontrada em terceira granja avícola na Austrália

Publicado em 04/06/2024 14:28

CANBERRA (Reuters) - A gripe aviária altamente patogênica foi detectada em uma terceira granja perto de Melbourne, mas não é a mesma cepa que se espalhou globalmente e levantou temores de transmissão humana, disse o governo do estado de Victoria nesta quarta-feira.

Centenas de milhares de aves já foram destruídas depois que a gripe aviária foi encontrada em duas fazendas de ovos australianas no mês passado.

A terceira fazenda fica a poucos quilômetros da primeira a relatar infecção e ambas têm a mesma cepa H7N3 do vírus, enquanto a outra fazenda tinha uma cepa H7N9, disse o governo do estado.

Todas as três fazendas foram colocadas em quarentena com restrições de circulação nas áreas vizinhas.“A detecção da gripe aviária nesta propriedade adicional não é inesperada e é o resultado de actividades de vigilância contínuas dentro das Áreas Restritas e de Controlo”, disse Graeme Cooke, veterinário-chefe de Victoria.

O surto não representa risco para os consumidores de ovos e produtos avícolas, disse o governo.

A Austrália registou nove surtos de gripe aviária altamente patogénica (GAAP) desde 1976, todos eles contidos e erradicados.

Nos últimos anos, uma estirpe diferente de gripe aviária - H5N1 - varreu o mundo, matando um grande número de aves de criação e selvagens. Também se espalhou para dezenas de espécies de mamíferos e através do rebanho bovino dos EUA e infectou três pessoas nos Estados Unidos e uma na Austrália.
 


Reportagem de Peter Hobson; Edição de Christopher Cushing e Sonali Paul

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos