Vacinas contra a gripe aviária para galinhas poedeiras revelam-se eficazes na prática

Publicado em 28/05/2024 09:34

PARIS/AMSTERDÃ (Reuters) - As vacinas contra a gripe aviária para galinhas poedeiras são eficazes na prática, disse o governo holandês nesta terça-feira, ao mesmo tempo em que confirma planos para vacinar aves contra o vírus que devastou rebanhos em todo o mundo e está aumentando temores sobre a transmissão humana. .

A gripe aviária altamente patogénica, vulgarmente chamada gripe aviária, matou ou causou o abate de centenas de milhões de aves de capoeira em todo o mundo nos últimos anos, a maioria delas galinhas poedeiras, o que fez disparar os preços dos ovos.

Uma primeira série de testes realizados pela Wageningen Bioveterinary Research (WBVR) no início do ano passado mostrou que duas vacinas contra a gripe aviária, produzidas pela francesa Ceva Animal Health e pela alemã Boehringer Ingelheim, eram eficazes contra o vírus.

“Em Setembro de 2023, 1.800 pintos de um dia foram vacinados contra a gripe aviária. Os resultados mostram que as duas vacinas testadas são eficazes contra a infecção pelo vírus oito semanas após a vacinação”, afirmou o Ministério da Agricultura holandês num comunicado.

“O facto de as vacinas funcionarem na prática é um passo muito importante para a vacinação em larga escala de aves contra o vírus da gripe aviária”, afirmou.

A gripe aviária está a levantar preocupações crescentes à medida que a doença se espalha cada vez mais para os mamíferos , com os primeiros surtos detectados em vacas leiteiras nos Estados Unidos levantando preocupações sobre a sua propagação aos humanos através do abastecimento de leite do país.

Mais ensaios de transmissão serão realizados durante o próximo ano e meio para avaliar a eficácia das vacinas durante todo o período de postura, disse o ministério holandês.

A Austrália relatou na semana passada o seu primeiro caso de gripe aviária numa criança que foi infectada na Índia, enquanto uma estirpe diferente altamente infecciosa foi encontrada numa exploração de ovos.

“O governo pretende tornar possível a vacinação em grande escala de forma responsável, tendo em conta a saúde animal e pública, bem como o bem-estar animal. Também minimizar quaisquer efeitos desfavoráveis ​​da vacinação no comércio. escolhido", disse.


Reportagem de Sybille de La Hamaide; Edição por Sharon Singleton

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos