PorkExpo Brasil & Latam 2024 – A força produtiva que persegue recordes

Publicado em 16/05/2024 16:06
Evento traz novidades para mergulhar ainda mais no trabalho dos profissionais e das empresas que trabalham diretamente com a produção da proteína

A força da cadeia produtiva de carnes no Brasil tem sustentado o crescimento da oferta de proteínas e o fornecimento tanto para o mercado interno como às exportações. O setor deve retirar do campo quase 31 milhões de toneladas de carne suína, bovina e de frango neste ano, elevação de 3,9% na comparação com 2023. E vender como nunca para o mercado externo. O mesmo ocorre na suinocultura nacional, que deve produzir 5,5 milhões de toneladas em 2024, incremento de 3,7% sobre o ano anterior, atendendo os brasileiros que comem cada vez mais, com 4,22 milhões de toneladas, e os embarques internacionais, que vão bater novo recorde, com 1,29 milhão de toneladas.

E como acelerar essa potência produtiva nos próximos seis anos? É a principal proposta das atividades da PorkExpo Brasil & Latam 2024 - 12º Congresso Latino Americano de Suinocultura e 2º Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura, que será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), palco do que vai acontecer no Futuro da Ciência na Suinocultura. 

“Foi o olhar privilegiado sobre a força das granjas e das indústrias que fez a gente escolher o tema do encontro deste ano: ‘Suinocultura 2030!’. Temos que debater e antever todas as mudanças que a cadeia deve priorizar nos próximos seis anos, em termos de inovação, tecnologias, perspectivas de mercado, avanços em Nutrição, Genética, Sanidade, Manejo e Bem-Estar Animal. A tarefa da PorkExpo é auxiliar e mobilizar todos os elos da cadeia em torno da Suinocultura do futuro, a Suinocultura 2030”, esclareceu Flávia Roppa, Presidente da PorkExpo Latam 2024.

Para tanto, a organização está organizando uma grande caravana para levar centenas de suinocultores a Foz do Iguaçu. A ação conta com a parceria de grandes cooperativas, expositores e diversos sindicatos rurais. “Queremos uma participação ativa dos suinocultores neste ano. São eles os primeiros motores da produção de carne suína no Brasil”, completou Flávia.

A PorkExpo 2024 será uma grande reunião de profissionais de mais de vinte países, que vão acompanhar palestras com tradução simultânea para Inglês, Português e Espanhol, além de participar de uma série de atividades em sete ambientes diferentes. Dentre as grandes novidades, estão a ‘1ª Academia do Fomento’, inteiramente voltada para extensionistas rurais e profissionais do fomento que amparam os criadores na granja e nos centros de produção. Pré-evento exclusivo que vai preceder a PorkExpo, no dia 22 de outubro, para profissionais e empresas apoiadoras, com vagas limitadas.

“Será um momento muito especial, que vai anteceder o evento, espaço fechado, com vagas limitadas, para os times das principais agroindústrias e cooperativas do Brasil e Paraguai. Vai ser a primeira academia do fomento de carnes do Continente. E está tendo uma aceitação fantástica do mercado. Muitas já garantiram que vão levar as equipes inteiras. É uma inovação, algo inédito, para ativar comunicação assertiva, ajudar produtores em dificuldades, implementar novas metodologias”, reforçou a presidente da PorkExpo 2024.

Assim como a ‘OctoberPork’ e o ‘Festival de Torresmo’, hora de festa da proteína maior do mundo no calendário regional e nacional, localizado na divisa dos três estados do Sul do Brasil, potências de produção e vendas externas da carne suína nacional brasileira e da Tríplice Fronteira de proteínas e grãos de Argentina, Paraguai e Brasil.

Ainda tem a volta do tradicionalíssimo ‘Prêmio PorkWorld da Suinocultura’, que vai homenagear os cinco profissionais mais votados por destacaram-se na produção de carne suína.

No primeiro dia do evento, uma sala vai abrigar várias mesas redondas com os principais suinocultores, grandes cooperativas e líderes reconhecidos do setor. Gente que faz a diferença. Já a parte técnica vai dominar o segundo dia, com duas salas e palestrantes internacionais renomados abordando todas as áreas do sistema produtivo. Sem falar no ‘12º Congresso Latino Americano de Suinocultura’, com palestras técnicas, projeções econômicas e mesas redondas com importantes lideranças das carnes internacionais. Nova edição do sucesso do ‘Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura’, inteiramente voltado para o universo feminino do setor, e que debutou com brilho no ano passado. E a Feira de Negócios integralmente focada na Suinocultura, movimentando toda a força financeira, tecnológica e de novos insumos dirigida ao segmento.

“O grande trabalho da PorkExpo sempre foi unir todos os elos da cadeia, discutir o setor como um todo, a diversidade de ações exatamente para todos encontrarem dentro do evento conhecimento, relacionamento, marketing de carne, atendendo todas as pessoas interessadas e atuantes na suinocultura. É o nosso grande diferencial”, arrematou Flávia Roppa.

PORKEXPO BRASIL & LATAM 2024

12º Congresso Latino Americano de Suinocultura
2º Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura

23 e 24 de Outubro de 2024
Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Website: www.porkexpo.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango congelado e resfriado registram alta de mais de 1%
Mercado de suínos fecha a semana com altas pontuais, mas a expectativa é de novos ganhos com demanda interna aquecida
Frango/Cepea: Competitividade frente à carne suína é a maior desde nov/20
Preços do frango congelado e resfriado registram alta superior a 6% na primeira quinzena de novembro
Preços dos suínos independentes mantêm estabilidade nesta semana, mas tendência é de alta com a chegada do final de ano
Suínos/Cepea: Carne suína ganha competitividade frente à bovina
undefined