PorkExpo Brasil & Latam 2024 – A força produtiva que persegue recordes

Publicado em 16/05/2024 16:06
Evento traz novidades para mergulhar ainda mais no trabalho dos profissionais e das empresas que trabalham diretamente com a produção da proteína

A força da cadeia produtiva de carnes no Brasil tem sustentado o crescimento da oferta de proteínas e o fornecimento tanto para o mercado interno como às exportações. O setor deve retirar do campo quase 31 milhões de toneladas de carne suína, bovina e de frango neste ano, elevação de 3,9% na comparação com 2023. E vender como nunca para o mercado externo. O mesmo ocorre na suinocultura nacional, que deve produzir 5,5 milhões de toneladas em 2024, incremento de 3,7% sobre o ano anterior, atendendo os brasileiros que comem cada vez mais, com 4,22 milhões de toneladas, e os embarques internacionais, que vão bater novo recorde, com 1,29 milhão de toneladas.

E como acelerar essa potência produtiva nos próximos seis anos? É a principal proposta das atividades da PorkExpo Brasil & Latam 2024 - 12º Congresso Latino Americano de Suinocultura e 2º Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura, que será realizada nos dias 23 e 24 de outubro, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), palco do que vai acontecer no Futuro da Ciência na Suinocultura. 

“Foi o olhar privilegiado sobre a força das granjas e das indústrias que fez a gente escolher o tema do encontro deste ano: ‘Suinocultura 2030!’. Temos que debater e antever todas as mudanças que a cadeia deve priorizar nos próximos seis anos, em termos de inovação, tecnologias, perspectivas de mercado, avanços em Nutrição, Genética, Sanidade, Manejo e Bem-Estar Animal. A tarefa da PorkExpo é auxiliar e mobilizar todos os elos da cadeia em torno da Suinocultura do futuro, a Suinocultura 2030”, esclareceu Flávia Roppa, Presidente da PorkExpo Latam 2024.

Para tanto, a organização está organizando uma grande caravana para levar centenas de suinocultores a Foz do Iguaçu. A ação conta com a parceria de grandes cooperativas, expositores e diversos sindicatos rurais. “Queremos uma participação ativa dos suinocultores neste ano. São eles os primeiros motores da produção de carne suína no Brasil”, completou Flávia.

A PorkExpo 2024 será uma grande reunião de profissionais de mais de vinte países, que vão acompanhar palestras com tradução simultânea para Inglês, Português e Espanhol, além de participar de uma série de atividades em sete ambientes diferentes. Dentre as grandes novidades, estão a ‘1ª Academia do Fomento’, inteiramente voltada para extensionistas rurais e profissionais do fomento que amparam os criadores na granja e nos centros de produção. Pré-evento exclusivo que vai preceder a PorkExpo, no dia 22 de outubro, para profissionais e empresas apoiadoras, com vagas limitadas.

“Será um momento muito especial, que vai anteceder o evento, espaço fechado, com vagas limitadas, para os times das principais agroindústrias e cooperativas do Brasil e Paraguai. Vai ser a primeira academia do fomento de carnes do Continente. E está tendo uma aceitação fantástica do mercado. Muitas já garantiram que vão levar as equipes inteiras. É uma inovação, algo inédito, para ativar comunicação assertiva, ajudar produtores em dificuldades, implementar novas metodologias”, reforçou a presidente da PorkExpo 2024.

Assim como a ‘OctoberPork’ e o ‘Festival de Torresmo’, hora de festa da proteína maior do mundo no calendário regional e nacional, localizado na divisa dos três estados do Sul do Brasil, potências de produção e vendas externas da carne suína nacional brasileira e da Tríplice Fronteira de proteínas e grãos de Argentina, Paraguai e Brasil.

Ainda tem a volta do tradicionalíssimo ‘Prêmio PorkWorld da Suinocultura’, que vai homenagear os cinco profissionais mais votados por destacaram-se na produção de carne suína.

No primeiro dia do evento, uma sala vai abrigar várias mesas redondas com os principais suinocultores, grandes cooperativas e líderes reconhecidos do setor. Gente que faz a diferença. Já a parte técnica vai dominar o segundo dia, com duas salas e palestrantes internacionais renomados abordando todas as áreas do sistema produtivo. Sem falar no ‘12º Congresso Latino Americano de Suinocultura’, com palestras técnicas, projeções econômicas e mesas redondas com importantes lideranças das carnes internacionais. Nova edição do sucesso do ‘Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura’, inteiramente voltado para o universo feminino do setor, e que debutou com brilho no ano passado. E a Feira de Negócios integralmente focada na Suinocultura, movimentando toda a força financeira, tecnológica e de novos insumos dirigida ao segmento.

“O grande trabalho da PorkExpo sempre foi unir todos os elos da cadeia, discutir o setor como um todo, a diversidade de ações exatamente para todos encontrarem dentro do evento conhecimento, relacionamento, marketing de carne, atendendo todas as pessoas interessadas e atuantes na suinocultura. É o nosso grande diferencial”, arrematou Flávia Roppa.

PORKEXPO BRASIL & LATAM 2024

12º Congresso Latino Americano de Suinocultura
2º Congresso Nacional Mulheres da Suinocultura

23 e 24 de Outubro de 2024
Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil
Website: www.porkexpo.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos