Dia Mundial do Frango: Avicultura de corte paulista emprega 35 mil pessoas e produz 1,5 milhão de toneladas de carne por ano

Publicado em 10/05/2024 12:06

“A avicultura paulista é uma cadeia de suma importância para São Paulo, que gera empregos e renda, produzindo uma proteína saudável e com preço acessível a todos os paulistanos”, comemora Erico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (Apa), no Dia Mundial do Frango.

E os números só reforçam a importância desse setor, não só para São Paulo, mas para a economia de todo o País, que deve bater recorde este ano, com a produção de 15,1 milhões de toneladas de carne de frango, segundo projeção divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Esse volume, garante ao Brasil o posto de segundo maior produtor mundial da proteína. E o Estado de São Paulo responde hoje por 10% da produção nacional da avicultura de corte, com cerca de 1,5 milhão de toneladas, produzidas por 35 abatedouros. “Somos o terceiro setor - frango de corte e ovos - mais importante da economia agrícola paulista, movimentando uma cadeia produtiva enorme, que vai desde o milho para ração até as embalagens nas agroindústrias”, ressalta Pozzer, que também é presidente da Câmara Setorial de Avicultura da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Por ser uma proteína saudável e acessível, a carne de frango ganha cada vez mais protagonismo na mesa dos brasileiros. Em média, o consumo per capita é de aproximadamente 46 quilos por ano. “Mas, em São Paulo, maior consumidor do País, a média chega a 60 quilos/habitante/ano”, ressalta Erico Pozzer.

A proteína queridinha dos adeptos da dieta de baixa caloria está entre os alimentos mais completos em nutrientes necessários para uma alimentação saudável. São fontes importantes de proteína, aminoácidos essenciais e vitaminas, com baixo teor de gordura. Para se ter uma ideia, em uma porção de 100g de carne de frango, são consumidas 28g de proteína e apenas 5,8g de gordura.

Mercado Externo

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango. Ano passado, 4,8 milhões de toneladas do alimento foram exportadas para mais de 150 países, gerando receita de US$ 9,7 milhões. As exportações brasileiras de carne de frango correspondem a cerca de 33,2% do total produzido.

E o Dia Mundial do Frango, comemorado em 10 de maio, foi criado há mais de dez anos pelo International Poultry Council (IPC), órgão máximo da avicultura internacional, para promover e destacar a cadeia produtiva. “A avicultura de corte no Estado de São Paulo está de parabéns pelo seu dia. Uma cadeia produtiva, que além de garantir o abastecimento de um alimento barato e de qualidade aos paulistanos, gera ainda mais de 35 mil postos de trabalho”, afirma Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Fonte: Governo de SP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas
Mapa descarta casos suspeitos de doença de Newcastle na zona de proteção estabelecida no RS
Ovos/Cepea: Cotações são as menores desde janeiro deste ano
Marfrig diz que uma de suas subsidiárias no RS "pode ter sido afetada" por possível foco de Newcastle
Frango: ABPA e ASGAV afirmam que impacto da Newcastle deve ser limitado e aguardam rápida retomada do comércio
Foco da Newcastle no RS não impacta na segurança do consumo de carne de frango e ovos