Itaú BBA projeta cenário desafiador para custos de produção para frangos, mas boa demanda em 2024

Publicado em 31/01/2024 15:15

De acordo com reporte divulgado pelo banco Itaú BBA, o cenário da avicultura de corte para 2024 deve ser desafiador do ponto de vista dos custos de produção, sobretudo em vista de uma possível menor oferta de milho no Brasil, o que pode deixar os preços do cereal altos e acima da paridade de exportação.

Do outro lado da balança, o farelo de soja, que junto do milho são a base da ração das aves, deve ter preços mais baixos, moderando o impacto dos custos de produção na atividade. "Neste sentido, é recomendado elevar a guarda com a gestão de riscos,se protegendo do cenário de elevação dos preços do insumo", informa o banco.

Quando se observa a perspectiva do Itaú BBA sobre a demanda, as exportações da proteína avícola do Brasil devem ser favoráveis neste ano. A gripe aviária afetando a produção em muitos países é um fator que deve contribuir para o aquecimento da demanda, além da competitividade do produto brasileiro. 

Conforme a análise divulgada pelo banco, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) projeta que neste ano "os principais países competidores do Brasil na exportação, EUA, União Europeia e Tailândia deverão ter modestos crescimentos nas suas disponibilidades para exportação".

No caso do Brasil, o USDA espera um incremento de 3,2% nas exportações de carne de frango em 2024,
para 4,9 milhões de toneladas, enquanto a produção é estimada em 15 milhões de toneladas,1% maior e um novo recorde. "Além disso, para a China, há previsão de queda da produção em 3% em 2024, com o sistema comercial afetado pelas restrições à importação de material genético, inclusive dos EUA, devido à gripe aviária", o que deve colocar o Brasil como principal fornecedor para o gigante asiático. 

Apesar desta perspectiva positiva para o cenário das exportações brasileiras de carne de frango, a análise do Itaú BBA pondera que o ritmo de produção deve ser equilibrado, sobretudo em um horizonte de bons volumes embarcados, mas com preços baixos. 

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas