Gripe aviária confirmada em segunda fazenda em Ontário, Canadá
TORONTO (Reuters) - Testes preliminares confirmaram a presença da gripe aviária H5 em uma segunda fazenda em Ontário, informou a Agência Canadense de Inspeção de Alimentos neste sábado.
A agência federal disse que a granja de frangos de corte foi colocada em quarentena para controlar a propagação da doença. Mais testes estão em andamento para determinar o subtipo e a cepa precisos do vírus.
A gripe aviária é uma doença viral infecciosa das aves. A maioria dos vírus da gripe aviária não infecta humanos nem representa um risco à segurança alimentar quando os produtos avícolas são manuseados e cozidos adequadamente.
As autoridades canadenses confirmaram no início deste mês a presença da gripe aviária H5 em uma fazenda de perus perto de Woodstock, Ontário. O vírus na fazenda de perus era a cepa H5N2 altamente patogênica, semelhante àquela que se espalhou pelos Estados Unidos.
Desde o início do ano, o H5N2 foi encontrado em aves em estados dos EUA, que vão do Oregon ao Arkansas. Nenhum caso humano de gripe foi detectado.
Reportagem de Jeffrey Hodgson; Edição de Bernard Orr