Coreia do Sul diz que terceiro caso de gripe aviária foi confirmado
Por Kang Shinhye
SEUL (Reuters) - Um terceiro caso de gripe aviária foi descoberto no sudoeste da Coreia do Sul, no momento em que as autoridades concluíram o abate de centenas de milhares de aves de dois surtos anteriores.
No mês passado, a Coreia do Sul confirmou os primeiros casos da estirpe H5N1 em cerca de três anos, dizendo que o vírus foi encontrado em duas explorações avícolas próximas uma da outra na província de Cholla do Norte.
O novo caso surgiu depois de a Coreia do Sul ter concluído o abate de todas as 760 mil aves perto das duas explorações, levantando preocupações de que as medidas de quarentena não conseguiram controlar o surto.
“O novo caso pode não ter nada a ver com os dois primeiros casos. Não podemos dizer que o vírus se espalhou pelo país”, disse um funcionário das autoridades de quarentena que não quis ser identificado.
O terceiro caso foi descoberto numa quinta de codornizes na mesma província, cerca de 170 quilómetros a sul de Seul, cerca de 18 quilómetros do surto original, segundo o Ministério da Agricultura.
A fazenda tem 290 mil codornas e cerca de três mil morreram nos últimos quatro dias.
As autoridades de quarentena abateriam 360 mil aves num raio de 500 metros (1.640 pés) da última granja infectada.
Não houve relatos que sugiram que residentes ou funcionários de quarentena tenham sido infectados ou em abundância nas fazendas infectadas, disse o funcionário.
As três fazendas infectadas estão no caminho de aves migratórias que se dirigem para o sul da Rússia, Mongólia e Cazaquistão e suscitaram preocupações de que outras partes da Coreia do Sul poderiam ser infectadas.
Entre Dezembro de 2003 e Março de 2004, cerca de 400.000 aves em explorações sul-coreanas foram infectadas pela gripe aviária.
Durante esse surto, o país destruiu 5,3 milhões de aves e testes subsequentes nos Estados Unidos indicaram que pelo menos nove trabalhadores sul-coreanos envolvidos no abate tinham sido infectados com o vírus H5N1. Nenhum desenvolveu doenças graves.
A gripe aviária continua a ser essencialmente uma doença animal, mas já infectou cerca de 260 pessoas em todo o mundo desde finais de 2003, matando mais de 150, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Desde 2003, foram confirmados surtos em cerca de 50 países e territórios.