Xinhua: Região central do Japão relata primeiro surto de gripe aviária da temporada, abatendo 50 mil aves
Tóquio, 5 jan (Xinhua) -- A região central do Japão começou na sexta-feira a abater cerca de 50 mil aves depois que a região confirmou o primeiro surto de gripe aviária altamente patogênica durante o outono e inverno deste ano, de acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão.
Um surto de gripe aviária altamente patogênico, o sexto caso relatado no Japão, foi confirmado em uma fazenda que abriga cerca de 50 mil galinhas na cidade de Yamagata, na província de Gifu, depois que as autoridades locais receberam relatórios na quinta-feira de um aumento na taxa de mortalidade entre galinhas na fazenda, levando a uma ação rápida, com base no comunicado de imprensa do ministério na sexta-feira.
A operação preventiva de abate de todas as 50.000 aves da exploração afetada começou na sexta-feira e deverá terminar no sábado, enquanto o transporte de aves e ovoprodutos num raio de 10 km do epicentro do surto da exploração afetada para áreas fora da zona designada estava restrito.
Aproximadamente 158.000 aves em 25 granjas dentro desta zona restrita estarão sujeitas a limitações de movimento e transporte.
A temporada de gripe aviária no Japão normalmente começa em outubro de cada ano.