França detecta gripe aviária em fazenda de patos vacinados
PARIS (Reuters) - A França detectou gripe aviária em uma fazenda de patos na região de Vendée, no oeste do país, informou o Ministério da Fazenda em seu site, no primeiro surto desse tipo desde que a França começou a vacinar contra o vírus no ano passado.
A prefeitura de Vendee disse que a gripe aviária altamente patogênica foi detectada na terça-feira em uma fazenda com 8.700 patos na cidade de Notre Dame de Riez. Todos eles foram vacinados, disse.
A gripe aviária, que é transmitida por aves selvagens migratórias e pode depois ser transmitida entre explorações agrícolas, devastou rebanhos em todo o mundo nos últimos anos, perturbando a oferta, elevando os preços dos alimentos e aumentando a preocupação com o risco de transmissão humana.
Para se proteger, a França lançou uma campanha de vacinação no início de Outubro passado, visando apenas os patos porque estes podem transmitir facilmente o vírus sem apresentar sintomas.
A vacina não se destina a proteger totalmente as aves de contrair a doença, mas sim a limitar a sua propagação e, assim, evitar abates preventivos massivos. Ele vem além das medidas padrão de biossegurança e controle.
A França é o primeiro grande exportador a vacinar aves contra a gripe aviária, enfrentando barreiras comerciais de países que temem que o vírus se possa espalhar sem ser notado.
A França elevou o nível de risco da gripe aviária de 'moderado' para 'alto' no mês passado, depois que novos casos da doença foram detectados, forçando as granjas a manter as aves dentro de casa para conter a propagação do vírus altamente contagioso.
Até agora, sete surtos de gripe aviária foram detectados na França desde 27 de novembro, informou o Ministério da Agricultura em seu site, dos quais cinco em perus, um em galinhas poedeiras e um em patos .
(Reportagem de Sybille de La Hamaide; edição de Dominique Vidalon e Susan Fenton)