Mercado de Butão deve aumentar presença do setor de aves no continente asiático

Publicado em 02/01/2024 07:56

Os exportadores de carne de frango deverão incrementar a presença na pauta exportadora para a Ásia após a abertura - anunciada pelo Ministério da Agricultura - do mercado de Butão, avalia a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
 
Localizada no Sul da Ásia, a nação de quase 01 milhão de habitantes possui um consumo per capita relativamente baixo, em torno de 05 quilos per capita por ano – para efeitos comparativos, o consumo per capita do Brasil deve fechar o ano de 2023 com total de 46 quilos.
 
“Há um potencial de incremento no consumo de carne de frango pela população butanesa.  Graças ao trabalho de excelência desempenhado pelo Governo Brasileiro, o Brasil poderá se posicionar, agora, como parceiro relevante para a segurança alimentar do país asiático”, avalia o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
 
De acordo com o diretor de mercados da associação, Luís Rua, as tarifas para exportações de produtos avícolas para o destino da Ásia são relativamente vantajosas dentro do contexto internacional, estabelecida em torno de 10% sobre o valor do produto embarcado.
 
“Esta nova abertura fecha o ano registrando o sucesso do trabalho executado pelos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores, com um número de aberturas para os setores avícolas e suinícolas em patamares nunca antes registrados”, destaca Rua.

Fonte: ABPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Frango: segunda-feira (22) com estabilidade nos preços ou leves quedas nas cotações
Segunda-feira (22) de estabilidade para as cotações no mercado de suínos
Exportações de carne de frango na 3ª semana de julho têm leves avanços nas médias diárias de faturamento e volume
Embrapa: Documento propõe modernização da inspeção sanitária em abatedouros de frango de corte
Em 15 dias úteis, Brasil ultrapassa os 85% em faturamento e volume exportados de carne suína em julho
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de SC emite Nota Técnica com recomendações para reforçar medidas de biosseguridade em granjas avícolas